O Transplante

Assim que os tomateiros começaram a crescer, começamos a fase de transplantação. As plantas maiores foram para a terra, e as mais pequenas, para vasos. No vaso crescem melhor, pelo menos, até estarem prontos para ir para a terra.

O tempo estava quente, mais do que é normal em Março. Devido ao calor, era necessário regar todos os dias. Os tabuleiros secam depressa porque a quantidade de terra é muito pouca. Já na terra, é mais fácil conseguir manter a humidade. O pé da planta é rodeado de paus e folhas secas, permitindo reter o calor e a humidade da terra.

Mas depois de Março, chegou Abril e com ele, a chuva. Não foi necessário regar mais, exceto as plantas que se encontravam abrigadas debaixo do sobreiro. Esta árvore consegue reter tanta água, que a terra se mantem quase seca.

Infelizmente, a chuva veio acompanhada de frio. A temperatura desceu muito e está agora abaixo da média. Com o frio, as plantas quase pararam de crescer. Notou-se que os tomateiros maiores, com cerca de de 20cm de altura, não se sentiram muito afetados, mas as mais pequenas não se desenvolveram quase nada. Para além disso, as folhas tomaram uma tonalidade roxa, devido ao frio. Já os Pimentos, ainda nos tabuleiros, estagnaram o crescimento. Este frio está a atrasar muito a plantação de Pimentos.

Mas nem tudo corre mal. Os primeiros tomateiros já começaram a dar flor. Parece-me um pouco precoce, mas eles é que sabem. Penso que o calor que esteve em Março incentivou a floração. Esperemos que não as percam, agora com o frio.

Sobre lubaia

I'm an Agile player and a Gardener
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s