Os Tomates Heirloom

Heirloom – bem móvel que tem estado na posse de família durante gerações (dicionário inglês-português da Porto Editora 3ª edição)

No caso dos tomates heirloom, o bem móvel são as sementes.

Afinal o que são tomates heirloom?

Existem várias definições. Todas elas com alguns pontos em comum.

Um tomate heirloom é um tomate cuja semente se tem conservado numa família, passando de pais para filhos. São tomates de polinização aberta, ou seja, não se cruzam uns com outros quando plantados no mesmo espaço.

Os tomates criados por empresas produtoras de sementes, há mais de 40 anos, que  entretanto estabilizaram, também são considerados heirloom. Da mesma forma, os tomates que são deliberadamente cruzados com outros heirlooms, ou mesmo com híbridos, resultam, ao fim de vários anos de estabilização, em heirlooms.

Depois há os heirloom de geração espontânea, que são os que sofrem mutações na nossa horta. Num ano, sem que se tenha feito nada para isso, um tomateiro começa a dar tomates estranhos. Guardamos a semente e voltamos a cultiva-lo no ano seguinte. Voltamos a guardar sementes e a cultivar de novo. Assim sucessivamente, durante 5 ou mais anos, até que o tomateiro produza sempre aquele tomate, sem variações. Aí dizemos que está estável. Damos-lhe um nome e aí está, um novo heirloom. Agora é só passa-lo de geração em geração.

Mas os tomates heirloom não são apenas isso. A grande diferença para os tomates comerciais é o sabor excelente e a variedade de cores e formatos.

Um cesto de tomates heirloom da Horta do Sol em 2009

Os tomates comerciais são, normalmente, trabalhados para se obter um tomate de formato uniforme e vermelho. Para além disso, esse tomate deve ser resistente à apanha e embalagem automáticas, assim como ao transporte. Deve ainda, conservar-se muito tempo na prateleira do supermercado, sem apodrecer. Claro que é sempre colhido verde, sem oportunidade de amadurecer na planta.

Os tomates heirloom dividem-se num mundo de cores, sabores e formas. Por vezes são feios, cheios de pregas, mas com um sabor que supera tudo. Por serem muito diversificados, não se conseguem classificar por tipos ou escalões, que são exigidos para a comercialização em escala.

Em Portugal existe um heirloom bem conhecido, o Coração de Boi.

Quem não experimentou já uma salada de tomate Coração de Boi? E o sabor? Excelente, não é? Mas o seu formato não é standardizado, nem é adequado à produção em grande escala. É fácil encontra-lo à venda em pequenos mercados, onde os agricultores locais vendem os seus produtos.

As suas sementes têm sido guardadas de geração em geração. Mas já é possível encontrar sementes à venda ao público.

 Na Horta do Sol cultivamos tomates hierloom. Venha experimentar!

Sobre lubaia

I'm an Agile player and a Gardener
Esta entrada foi publicada em Tomates com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s