O que esperamos de 2013

Está na altura de começarmos a olhar para os tomates da Horta do Sol, para 2013.

 Para este ano, mantemos os tomates cereja e tomate médio e grande, mas não teremos tomates tipo Roma. Algumas variedades novas entram este ano, à experiência. A maioria dos tomateiros são produto das sementes produzidas na Horta do Sol.

 Assim, começando no amarelo, temos o Limmony, o Dagma Perfection, já veteranos, e o Spot Yellow. Este último é novo e é uma versão amarela do Fireworks. Amarelo raiado de amarelo e pequenas particulas cinza, muito idêntico ao Fireworks.

03 Spot Yellow

Spot Yellow

Passando ao laranja, alguns são novos por cá, como o Oaxacan Jewel e o Summer Cider. O primeiro é bicolor, conhecido como um dos melhores heirloom, e o segundo é um laranja puro. Outros são já nossos conhecidos, como é o caso do Burracker’s Favourite.

05 Summer Cider

Summer Cider

Do laranja para o vermelho, espera-nos o famoso Coração de Boi, o Cacho, o Howard German, e o Fireworks. Este é um zebrado e será sempre um favorito da Horta do Sol. Um pouco mais rosado, temos o México, à experiência.

Fireworks

Fireworks

Passando agora aos negros, estão plantados o Noire Charbonneuse, o Black from Tula, O Calabash Purple e Cherokee Chocolate. Estes quatro tomates negros têm tonalidades, formas e sabores diferentes.

O Noire Charbonneuse, o Cherokee e o Black from Tula são tomates achatados mas variam na cor. O Charbonneuse é vermelho escuro, o Tula é muito mais escuro que o Charbonneuse e o Cherokee é castanho. Já o Calabash é arroxeado, e todo aos gomos. Qualquer um deles é uma delícia de tomate.

??????????

Calabash Purple

Os verdes são tomates diferentes porque nos causam sempre a dúvida – estará maduro?  O tomate verde tende a ficar amarelado quando fica excessivamente maduro. Mas a maior parte dos tomates verdes comem-se ainda com cor verde.

O Zebra Verde, o Big Zebra e o Berkeley Tie-Dye são zebrados, em tons de verde.

Zebra Verde

Zebra Verde

E, por fim, os zebrados. Já falamos de alguns: o Zebra Verde, o Big Zebra, o Berkeley Tie-Dye e o Fireworks. Mas há mais: o Beauty King,  o Zebra Negro e o Pink Berkeley Tie-Dye. Também são zebrados, com uma combinação de cores deslumbrante. Os zebras são tomates maravilhosos.

06 Beauty King

Beauty King

Mas não podemos esquecer os Tomates Cereja, essas pequenas maravilhas.

Verde, Branco, Amarelo, Laranja, Vermelho, Rosa, Castanho, Negro, e Zebra, são as cores que vamos misturar.

Embalagens de 200gr de tomate cereja misto

Tomate Cereja

Temos apenas uma variedade de tomate verde. De sabor suave e doce, e formato baga. É um tomate cereja com 3cm de comprimento, aproximadamente.

Green Grape

Green Grape

O Snow White é já um clássico. É um tomate de sabor muito suave e que combina com qualquer outro cereja.

Snow White

Snow White

Mantemos os tomates cereja Golden Nugget e Milflores para colorir a salada de amarelo. O Milflores nasce em cachos de dezenas de pequenos tomates, daí o seu nome.

Milfores

Milfores

O Sungold Select II tem um sabor particular, muito tropical. O Amish é um laranja que iremos experimentar este ano. Já sabemos que é rápido a produzir porque começou a florir quando ainda estava nos tabuleiros e já tem frutos, um mês após a plantação na terra.

Sungold Select II

Sungold Select II

Os vermelhos são um presença obrigatória,. Este ano temos um cereja pequeno, 2cm no máximo, e o Mini Chucha. Não se trata do Mini Chucha que é comercializado nos supermercados, mas sim de outra variedade, mais alaranjada.

Mini Chucha

Mini Chucha

Do vermelho ao rosa, é um saltinho. O Rosalita é já uma presença habitual, em formato baga e de cor rosada.

Rosalita

Rosalita

O Negro e o Chocolate são indispensáveis. Um é vermelho escuro, arroxeado, e outro é castanho, chocolate. Ambos deliciosos, difícil de escolher.

Chocolate ou Brown Berry

Chocolate ou Brown Berry

E, porque é uma estrela, não podemos esquecer o famoso Black Zebra Cherry. Zebrado por fora, negro e suculento por dentro – imperdível!

Black Zebra Cherry

Black Zebra Cherry

Os pequenos Tomate Pera também cá andam. Vermelho e amarelo, para misturar a nosso gosto. As crianças apreciam muito este tomate.

Pera Amarelo

Pera Amarelo

A pequena coleção de tomate em 2013, na Horta do Sol.

Esteja atento, chegam com o verão!
Esteja atento, chegam com o verão!

Sobre lubaia

I'm an Agile player and a Gardener
Esta entrada foi publicada em Tomates com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s