O inverno na Horta do Sol

À falta de sol, vamos fazendo algumas culturas de inverno, na horta.

O novembro é um bom mês para plantar cebolo de inverno, ou “de cedo”, como também é conhecido.

Para além do cebolo, semeamos alho e favas, para consumo em casa. Algumas culturas de inverno não necessitam de grande trato. Desde que se adube bem a terra, antes de plantar e semear, a Natureza faz o resto. Não é necessário regar porque a chuva é mais do que suficiente e não é necessário mondar, porque o frio não permite que cresçam muitas ervas. Logo, basta esperar pelas colheitas.

cebolo

Na Horta do Sol produzimos tomates e pimentos, mas apenas no verão. Este ano vamos introduzir beringelas e pepinos, para experimentar.

Em Portugal, ou pelo menos na região norte, não se pratica muito a diversidade nos produtos hortícolas. Na fruta já se encontra muita variedade diferente, principalmente com a maçã. Mas nas hortícolas, isso não se vê.

Por exemplo, o tomate aparece apenas com uma variedade de tomate cereja e duas ou três variedades de tomate para salada ou cozinhados. Com os pimentos acontece o mesmo, o verde, o vermelho, o amarelo e o laranja, e pouco mais. Em alguns supermercados já é possível encontrar variedades diferentes, mas a preços elevados, normalmente importados e colhidos com muito antecedência.

No caso da beringela e do pepino ainda é mais grave porque apenas se vende uma variedade.  Por isso, decidimos que este ano iríamos dar a conhecer beringelas e pepinos diferentes.

Um das variedades de pepino é o Crystal Apple (Maçã Cristal). É um pepino arredondado, do tamanho de uma mação. É branco, por dentro e por fora, e de sabor fresco e doce. Nem todos os pepinos são verdes e alongados, como os que conhecemos.

applecucumber

Também as beringelas não são todas roxo escuro, existem outras cores. A “Listada de Gandia” é uma das variedades que vamos experimentar, e não é roxa. Tem origem em Espanha e foi introduzida em França por volta de 1850.

Listada_sm

Se a Natureza ajudar, será mais um ano com cores, sabores e novas experiências.

Sobre lubaia

I'm an Agile player and a Gardener
Esta entrada foi publicada em Hortículas com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s