As Cenouras

As cenouras são daqueles vegetais que vale mesmo a pena produzir em casa, seja numa horta, seja numa varanda. O sabor de uma cenoura produzida em casa é espantoso!

Numa varanda, a quantidade produzida depende mesmo do tamanho da varanda, já que as cenouras ocupam um certo espaço por unidade. Já um tomateiro, pimenteiro ou pepineiro, produzem vários frutos por planta. Quando semeada em vasos, é preciso ter o cuidado de ter um vaso fundo com terra fofa.

Na horta, o maior problema costuma ser o desbaste, ou seja, retirar os pés que estão a mais para permitir aos que ficam, espaço suficiente para se desenvolverem.

Depois de várias experiências, acabamos por aperfeiçoar a técnica da sementeira com fita.

Sementeira

É preciso preparar um canteiro, bem adubado e com terra fofa, pelo menos 20 ou 30 cm de profundidade. Pode-se fazer uma cama elevada, ou cavar bem o canteiro.

1. Arrastar um pouco de terra de forma a ter espaço para semear três filas

DSCN0099

2. Humedecer a terra, usando um regador com crivo, para não criar crateras

DSCN0100

3. Cortar algumas folhas de um rolo de papel higiénico, do comprimento da nossa fila

DSCN0101

4. Enrolar e cortar ao meio, de forma a ficar com duas fitas

DSCN0102

5. Colocar uma fita por fila de sementeira, assentado bem na terra. Como a terra está húmida, o papel não levanta com a brisa. Por outro lado, depois de colocado, não é possível movê-lo sem o rasgar.

DSCN0103

6. Com a distância de 15 cm, depositar pequenos montes de semente (6 a 10 sementes), ao logo da fila. Como a taxa de germinação de sementes de cenoura não é de 100%, é necessário colocar várias sementes onde pretendemos obter um pé de cenoura.

DSCN0106

7. Pegar na outra metade de fita e colocar por cima das sementes. Desta forma, garantimos que as sementes não se vão deslocar, com as regas e chuvas. Como o papel se degrada com facilidade, as sementes não terão problemas em germinar.

DSCN0108

8. Por fim, cobrir de novo com a terra que afastamos no inicio e repetir o processo para quantas filas quantas quisermos.

DSCN0109

9. Regar todos os dias. As cenouras demoram cerca de 3 a 4 semanas a germinar. Até lá, irão nascer muitas ervas, que teremos que retirar, mas só quando as cenouras aparecerem, para não corrermos o risco de atrapalhar o crescimento das pequenas plantulas. Quando já não houver dúvidas de quem são as cenouras e as ervas, devemos limpar as ervas que estão a mais e as cenouras em excesso, deixando apenas um pé em cada local.

WP_20150816_12_16_51_Pro

10. Passados 2 meses, já pode começar a colher e saborear as suas cenouras.

WP_20151017_10_38_35_Pro

Esta técnica pode usar-se com cenouras, rabanetes, beterrabas e outros vegetais. Dá um pouco de trabalho, mas poupa-se no desbaste que se teria que fazer mais tarde, caso espalhássemos sementes na terra.

DSCN0104

 

Sobre lubaia

I'm an Agile player and a Gardener
Esta entrada foi publicada em Hortículas com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s